3 Maneiras de mudar hábitos e alcançar metas de estudos

Nossos hábitos são como marcas pessoais, expressões do que somos ou “cartões de apresentação” da personalidade de cada um. Falar em mudar hábitos é incômodo mas decisivo, quando se fala em alcançar metas. Há 3 maneiras de mudar hábitos que ajudam a começar o expediente e alcançar metas de estudos:

  1. Mudar a partir de pequenos hábitos
  2. Fugir de ocasiões tentadoras
  3. Exercitar o “não”

Vejamos cada um deles…

1 – Mudar a partir de pequenos hábitos

Quando se fala em mudança de hábito, muitos devem se lembrar de um filme campeão das “sessões da tarde”. No filme como na vida, as situações que nos levam a mudar de hábitos costuma ser dramáticas. Você muitas vezes deve ter se sentido encurralado em uma ou várias ocasiões, onde não conseguia enxergar outra escolha.

É mais dramático porém quando não ocorre nenhuma situação “catastrófica”, e velhos hábitos nosso tomam conta. Você sente que precisa largar tal ou qual mania, parar de ir em tal lugar ou simplesmente deixar de perder muito tempo na “nadação”, simplesmente parado olhando para o tempo.

Para alcançar metas de estudos, seja aprender uma nova habilidade para ajudar no seu trabalho, aprender outra língua, aprovação em testes, você precisa construir uma rotina, não necessariamente “gostosa”. E começa a partir de pequenos hábitos. Estes pequenos hábitos serão suas “pequenas vitórias”, que você acumula dia após dia como tijolos até terminar o edifício e atingir sua meta.

Uma mudança que mudou toda uma vida

Fica mais fácil de se convencer a mudar com exemplos. Como na expressão popular, “palavras comovem mas exemplos arrastam”. Posso falar de um exemplo mostrado no livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg, de uma mudança que mudou toda uma vida.

O relato está no começo do livro: em resumo, uma mulher chamada Lisa, que experimentou o fracasso quase completo de sua vida: abandonada pelo marido, sem um tostão no banco para pagar uma pilha de dívidas; sem controle ao beber, comer e fumar; sem conseguir parar em nenhum emprego…

Como a sua vida começou a mudar? Não foi como no filme. Começou abrindo mão de um simples hábito: o de fumar! A partir da decisão de mudar apenas uma coisa em sua vida, uma reação em cadeia começou: voltou a estudar, começou a se exercitar, parou em um bom emprego, eliminou todas as dívidas…

Só funciona em situações dramáticas?

Sim, eu sei. Lisa foi uma situação dramática. Quero ressaltar o exemplo que serve de inspiração. Posso falar de um hábito que larguei, que era muito divertido e diverte bilhões mundo afora: o de jogar videogame, ou de ser um “gamer”, como se fala hoje. Desde 2012 parei. Porque parei? Inspirado por um exemplo. O exemplo do professor Olavo de Carvalho, no seu programa de rádio on-line na época, cujo trecho em questão é este aqui.

Talvez você, caro leitor, seja um “gamer” e isso não esteja atrapalhando em nada, muito pelo contrário, ou pode ser o hábito que o está impedindo de alcançar uma meta importante para mudar sua vida. Este é só um exemplo, e você pode trocar o videogame por aquilo que toma muito seu tempo.

No meu caso, este era um ladrão voraz de tempo, além de comprometer minhas metas de estudos. Eu não estava porém vivendo uma situação dramática, porém aprendendo uma segunda forma de mudar hábitos: fugir de ocasiões tentadoras…

2 – Fugir de ocasiões tentadoras

Esta segunda maneira é talvez a mais difícil. Pense naquilo que mais tenta você. Quando você tem diante de você este objeto de desejo, você consegue ignorar e passar adiante, abrir mão? Fugir de ocasiões de tentadoras exige uma força de vontade muito grande, que só se desenvolve com exercício constante.

Esta força é também chamada de virtude (clique nesta palavra para ler um artigo a respeito). Não tem “fórmula mágica” para conquistar virtude. Se houvesse “caminho suave” seria fácil conquistar a aprovação em vestibulares por exemplo. Quem já passou pela experiência sabe das exigências, das renúncias, dos sacrifícios.

Neste caso, a coragem funciona ao contrário. É fugir mesmo, ignorando os ruídos das opiniões alheias, como dizia Steve Jobs, não deixando que elas sufoquem sua voz interior, que não é outra senão a sua motivação ou meta (pense na sua agora). Posar de corajoso encarando ambientes e coisas que o tentam é frustração certa. Exemplo clássico é o vício da bebida e o método do AA – evitar o primeiro gole. Mande os provocadores às favas! Acrescente a terceira maneira:

3 – Exercitar o “Não”

Este exercício fecha uma “dobradinha” com o da fuga, pois você quando consegue fugir da ocasião, não raro a proposta tentadora vem até você (de bandeja ou não). Pior: por alguém bem próximo e querido, muitas vezes.

Foco é dizer não! (Steve Jobs)

Manter o foco para alcançar metas de estudos exige dizer não a coisas que desviam a atenção. De novo, algo que só se conquista exercitando-se. É malhação. O que me desviava a atenção era o videogame, por exemplo. Fechei a “dobradinha” fuga e não evitando ambientes de “lan-house” e rejeitando convites de “gamers”.

Se você tem dificuldade para dizer “não”, com receio de desagradar, pode ser a hora de reavaliar amizades. Veja se bem próximo de você, quem sabe na sua família mesmo, não há um bom exemplo de mudança de hábito na bebida, que custou “amigos de copo”. Eu tenho exemplos extraordinários de primos e tios. Mesmo após anos de abstinência, precisam exercitar sempre a fuga e o não. Tais “amizades” merecem um sim?

Conclusão

Mudar-se para um convento para fugir de um assassino, como no clássico de “sessão da tarde”? Nem tanto. Porém, ninguém está dispensado de fazer um exercício de “choque de realidade”. Compreender a nossa realidade de pessoas definidas grosso modo por hábitos, como ilustra muio bem Charles Duhigg em seu livro.

Mesmo que custe mudar mesmo um único hábito, os exemplos estão à nossa volta para inspirar, servir como estímulo para buscar força para fugir daquilo que eu e você não é capaz de resistir, pois sabemos ser incapazes de encarar sem se perder; discernimento e modelo para dizer não a muitos convites-armadilhas. 3 maneiras e mudar hábitos e alcançar metas de estudos.

3 Maneiras de mudar hábitos e alcançar metas de estudos
5 (100%) 1 vote