E-book na tela do celular ou computador. Ler ou não ler? Eis a opção

E-books são um fenômeno na hora de ler. Você consegue com facilidade, tem opções de sobra e você pode ler na tela do seu celular, computador ou notebook (no meio de uma ligação, no intervalo do almoço, um pouco antes de dormir…).

Mas há problemas sérios em ler desta forma, que deixa a dúvida: ler ou não ler?

Eis a opção de ler na tela

A opção é prática e vem a calhar no nosso estilo de vida agitado, com a necessidade de estar na maior parte do tempo “conectados”.

Porém a tela é uma opção problemática porque você grava menos o que lê nela. Para quem precisa gravar bem a matéria de estudo para fazer uma boa prova, faz toda a diferença.

É semelhante à diferença entre digitar e escrever, como explico neste outro artigo.

Acontece que é mais difícil para o seu cérebro reter informação do monitor eletrônico do seu celular, computador ou notebook.

O mecanismo mental de processamento da retina reage diferente de quando você lê numa folha de papel ou num aparelho dedicado para leitura – os e-readers.

Lanternas de estresse

Uma tela digital emite luz (você fica cansado ou com dor de cabeça depois de muito tempo, não é verdade?), e trabalha com a combinação de cores vermelho, verde e azul – RGB. Cores que combinadas dão a cor branca.

Em 2004, psicólogos das universidades suecas de Karlstad e Gottenburg disseram que monitores eletrônicos são lanternas de estresse, e rolar páginas digitais distrai mais do que virar páginas reais.

Eis a opção de ler no papel ou e-reader

Por mais que o nosso estilo de vida seja mais ou menos agitado, quando se trata de ler com proveito e mais ainda para estudar melhor, aprendendo o melhor possível, é preciso acalmar os ânimos.

Procurar meios de controlar a ansiedade – leia sobre isso neste artigo – e usar as melhores ferramentas.

E neste caso, as melhores ferramentas não são simplesmente as mais modernas ou “da moda”. As melhores continuam sendo o velho papel ou os leitores digitais – os e-readers como Kindle, Lev ou Kovo – apesar de todo avanço da indústria da tecnologia.

É como observar a Lua

No papel ou nestes leitores que o imitam, a combinação de cores dá a cor preta – juntando ciano, magenta e amarelo.

Ao contrário do monitor do seu celular ou pc, ele reflete a luz – não tem luz própria, de tal forma que você lê ao ar livre, com um sol de rachar.

O celular dá reflexo e ainda precisa aumentar o brilho para enxergar alguma coisa. Ler no celular é como ler como uma lâmpada direto no seu rosto, ofuscando sua visão. Compare tentar encarar o sol com admirar a lua…

Ler ou não ler?

Você pode comprovar o estresse de ler na tela ou monitor eletrônico: além de ser “lanterna de estresse” jogando luz nos seus olhos, e quando toca o telefone ou aparece uma notificação de mensagem?

É claro que para uma leitura rápida de uma notícia, mensagem de bate-papo, é outro estória. E não quero dizer que não se deve ler nenhum e-book na tela. A coisa é a importância desta leitura – uma leitura para valer, para aprender mesmo.

Leitura e estudo são unha e carne. E se você lê habitualmente e com gosto, sai em vantagem. Ajuda o seu cérebro também a guardar mais o assunto, como você pode conferir neste outro artigo também.

Eis a opção para você: numa tela, num “monitor de estresse”, ler ou não ler?

E-book na tela do celular ou computador. Ler ou não ler? Eis a opção
5 (100%) 1 vote