EAD – Ensino a Distância: estude melhor, com organização e constância.

A modalidade EAD – Ensino a Distânica é a forma onde o estudo solitário ganha mais destaque. Ensino a Distância: estude melhor, com organização e constância. Sem a presença física do professor e outros alunos.

Por mais que você tenha em mãos muitas informações, pode ter dificuldades para trabalhá-las no dia a dia, distribuindo os assuntos das matérias, os exercícios ou atividades, tudo isso levando em conta os prazos.

Para você que pretende estudar ou estuda em curso EAD, a organização é a base. E esta organização consiste  em reunir métodos indicados em outros artigos deste site, levando em conta principalmente o tempo ou os prazos dos cursos, ou seja, avaliações e entregas de trabalhos.

Estudar corretamente, como em qualquer outra modalidade de ensino, é essencial. É preciso saber objetivamente o que é estudar, como funciona na prática, as condições, a medida e o tempo.

EAD – Ensino a Distância, ou Explicação a Distância?

A pergunta parecerá estranha para muitos. O que é de se esperar. Estamos falando de estudos, de  aprendizado. E o que serve de base para qualquer aprendizado que seja é a linguagem. E compreender bem os termos é o primeiro passo.

Existem confusões de termos que precisam ser desfeitos, na cabeça de cada um que queira ser um estudante de fato. No artigo Por que é melhor estudar sozinho? Entenda a razão, você confere a diferença entre aluno e estudante.

O passo número um é saber a diferença: estudar nada mais é que uma atividade solitária, ou seja, é feita sozinho e ativamente, produzindo. Isso é diferente de quando você assiste as aulas do seu curso EAD, que é quando você está absorvendo o conteúdo, entendendo apenas. Não está produzindo. Você produz resolvendo exercícios, escrevendo resumos dos assuntos das disciplinas teóricas, respondendo perguntas, etc.

E produzir estudando significa escrever, seja com lápis ou caneta. Isto se deve ao fato de nosso cérebro assimilar melhor quando escrevemos, comparado com a digitação no PC ou notebook. Explico com detalhes a respeito no artigo Estudar escrevendo ou digitando? Saiba qual é a melhor forma.

Os cursos EAD disponibilizam conteúdos em vídeo, texto, slides e atividades. Tirando as atividades práticas, o resto funciona como “Explicação a Distância”, onde você está na condição de aluno, absorvendo, passivo. O Ensino a Distância começa quando você produz com as atividades propostas (escrevendo, desenhando, respondendo, resumindo ou copiando trechos importantes e palavras-chave).

Ensino a Distância funciona com constância…

Deixar para depois é a grande tentação ao optar pelo ensino a distância. É apontado como uma das suas desvantagens por muitos, como o faz o EADBOX. Como não há cobrança diária do professor em sala de aula, esta cobrança deve partir de você mesmo.

Quando fiz um curso a distância tive de lidar com a tentação, pois quando eu cedia, o rendimento baixava. Acumulava matéria para estudar e o cronograma de provas e prazos para entrega de trabalhos apertava.

É com constância que funciona. Só organizando os estudos para cada dia é possível aprender bem. E quando eu fiz acontecia de disponibilizarem parte do material da disciplina duas semanas antes da avalização. Uma quantidade de aulas transmitidas ao vivo, apostila no ambiente virtual, livro, fórum e biblioteca virtual.

Estudando uma “fatia” do conteúdo a cada dia

Se você acostumou com o estudo presencial, ali o professor distribuía o conteúdo em cada aula. Aqui, no estudo à distância, o trabalho de distribuição fica nas suas mãos. Você precisa estabelecer o quanto do conteúdo dado irá estudar em cada dia.

Como exemplo prático, quando com duas semanas antes da prova, eu distribuía o liro em uma ou duas unidades por dia. Fazia leitura e resolução dos exercícios. Havia também atividades no fórum e tutores no ambiente virtual para tirar dúvidas.

Em suma, a constância se consegue estudando uma “fatia” do conteúdo a cada dia. E necessário esforço mesmo, disciplina, levando em conta o limite de assimilação diária do cérebro. Noutra publicação do site destaquei essa condição: Cansado de estudar? Estude pouco, melhor e sempre!.

Somado a isso, estudar para aprender, como explico neste outro texto: Estude para aprender e você vai se surpreender!, indicando uma “tática” diferente: estudar próximo da aula, não da prova. E para auxiliar nas leituras veja Estude melhor tornando-se um leitor apaixonado!, e descubra como tornar a leitura um prazer.

O tempo é você quem faz, escolhendo quando é mais eficaz…

Não dá para dizer simplesmente que basta encontrar tempo, seja qual for. Na prática, encontrar a melhor hora do dia não é simples. Pesa muito a prioridade que você dá aos estudos, como explicado no texto Estude na melhor hora do dia, mesmo “sem tempo”!. Resumindo, quando mais cedo, melhor, inclusive para aqueles que só dispõem de tempo à noite.

Quem escolheu um curso EAD não raro tem pouco tempo. Sua agenda cobre quase todas as horas do dia. A busca pelo curso inclusive é motivada pela expectativa de conquistar uma rotina de vida mais tranquila no futuro. E é aí que a prioridade entra. Pensar se cabe alguns cortes na agenda, ou acordar mais cedo, aproveitar o intervalo do almoço…

Ensino a Distância você estuda melhor com organização e constância. Produzindo com lápis ou caneta; organizando o conteúdo a cada 24 horas de acordo com os prazos de provas e trabalhos e escolhendo o tempo com o critério da prioridade.

EAD – Ensino a Distância: estude melhor, com organização e constância.
5 (100%) 1 vote