Objetivo

Este é um site voltado para todos os estudantes, sejam os que cursam o Fundamental, Médio ou Superior; concurseiros ou qualquer um interessado em aprender algo. O objetivo do site é auxiliar o estudante, quando sozinho e ativamente trabalha o assunto visto em aula.

“Estudar é solitário e ativo”, ensinou o professor Pierluigi Piazzi, de saudosa memória.

“Só está realmente estudando quem está sozinho e escrevendo”, frisava o professor.

O site Estude Melhor Sozinho parte desta distinção do professor do que é um estudante, com a proposta de oferecer soluções práticas para estudar de fato e melhor, obtendo efetivo aprendizado, sólido e durarouro.

É um roteiro para ajudar na “tarefa de casa” ou nos exercícios de fixação pós-aula. As soluções práticas são baseadas sobretudo na experiência atestada pelo tempo e em diversos países, como os mais bem avaliados nos testes internacionais.

Um método usado e aprovado mundo afora

O Brasil amarga as últimas posições em todas as edições do PISA, e vemos avaliações apontando soluções em investimentos e formação de professores. Porém, os métodos usados nestes países mais bem avaliados não entram em questão, e são esses métodos que importam.

Se você está descrevendo a verdade, deixe a elegância para o alfaiate! (Albert Einstein, 1879-1955)

O foco nos estudos após as aulas foi o que identificou o professor Pier, em visita que fez por exemplo à Finlândia. Ele observou o grande diferencial lá, onde é comum a educação integral, porém com aulas apenas na parte da manhã, ficando o turno da tarde reservado aos estudos, em salas à parte. E principalmente, cada aluno em contato apenas com seu material, tornando-se estudante.

Nada de novo, afinal não é preciso reinventar a roda!

O segredo está nas velhas formas de aprender! A aula serve para entender. É o estudo solitário pós-aula que permite aprender. (Estimulando Inteligência, Pierluigi Piazzi)

Diante disso fica claro que não é propor um método novo ou “revolucionário”, nem o método do professor Pierluigi, por mais que ele seja constantemente citado nas publicações. O site apenas revela um método antigo e eficiente aos que não conhecem, acrescentando experiências, testemunhos, conceitos e métodos auxiliares. Afinal, não é preciso reinventar a roda!

O professor italiano foi talvez uma voz solitária a gritar este método no Brasil, a esclarecer objetivamente o que é estudar, sem “achismo” mas com base na realidade. Por isso, nada mais justo que lhe fazer constante memória.

A proposta do site também é como a defendida por Clístenes Hafner Fernandes, professor de Artes Liberais no Instituto Hugo de São Vítor:

“…queremos antes de tudo propor algo bastante concreto. E essa proposta não tem nada de própria e nenhum mérito deve a mim, mas a toda cultura ocidental, que há milênios deixa registrados muitos de seus erros e acertos. O que queremos então é olhar para trás e ver o que deu certo. Isso por termos a firme convicção de que é somente assim, com verdadeira educação tradicional, que é possível não termos que, a cada geração, descobrir novamente como fazer fogo.” (Desconstruindo Paulo Freire – Thomas Giulliano [organizador], p. 57-58)

Este é o objetivo do site: estude melhor sozinho, pois é assim que se estuda!

 

 

Objetivo
5 (100%) 1 vote