Quer manter o foco? Aponta o lápis para o alvo!

Quer manter o foco quando está estudando? Tem muita coisa tirando sua atenção? O pensamento vai longe e você não consegue se concentrar? Aponte o lápis para o alvo. Parece fácil demais? Não. Não é fácil e você que tem dificuldade sabe que não é.

Manter o foco é simplificar, direcionar. Eu e você precisamos sempre fazer um exercício: apontar o lápis, sublinhar prioridades, riscar excessos e acertar em cheio o alvo.

Ah tá! Sei… É fácil falar ou escrever desta forma. Quero ver na prática!

Sublinhe suas prioridades

Muito bem. Antes de mais nada, quero deixar claro que não falo como especialista. O foco aqui é compartilhar experiência de estudante para estudante. E é bom lembrar que mesmos especialistas o são pois estão sempre estudando. Sabem que precisam aprender sempre.

Sublinhar as prioridades é fazer isso mesmo, literalmente. Pegar papel, caderno, agenda, livro de cabeceira ou o que você achar melhor e fazer a lista. Listar primeiro o que tem sido prioridade para você agora. Apenas fazer um levantamento, de tempos em tempos. Se fizer todos os dias, melhor ainda.

A ideia é simplificar, então deve começar simples, por mais que pareça não ter muito sentido. Nós temos a tendência a crer somente em soluções muito elaboradas e achamos que só funciona se for complexo, embora ao mesmo tempo gostaríamos que fosse mais fácil.

Escrevendo a lista, o que acontece: fazemos já um exercício para gravar na memória, como insisto em todos os artigos que estudar é escrever. E fazendo com frequência, ajuda a manter fresca na memória a lista, quando aparecer 1001 situações que costumam desviar a atenção.

Se tem dúvida da eficácia de fazer listas, leia o livro que já indiquei em outros artigos – O Poder do Hábito. Depois de um tempo listando, você vai sentir que está na hora de fazer uns cortes…

Risque os excessos

O que nos tira o foco pode ser a vontade de querer “abraçar o mundo”. E basta conectar o seu celular na rede mundial e aparecem dezenas de notificações – mensagens, e-mail, redes sociais… Sem um foco, eu vou querer atender a cada uma, e o tempo não vai parar para esperar.

Daquela lista de prioridades, muitas delas sem dúvida precisam de poda. Cada um de nós acumulamos excessos. E vivemos num sociedade que acumulou excessos. Já mencionei a internet. Basta ver o excesso de opções que temos hoje e comparar com o “tempo da vovó”.

Será que preciso mesmo conferir a timeline daquela rede social? Será que preciso mesmo responder aquela mensagem assim que recebi o aviso? Será que aquela passada no bar no fim de tarde é “de lei” mesmo? Aquele programa na televisão. Será que eu não posso mesmo deixar de ver um dia sequer?

Acerte em cheio o seu alvo

Para acertar em cheio o seu alvo você vai precisar dizer “não” muitas vezes. No artigo sobre mudança de hábitos destaquei a frase do Steve Jobs: Foco é dizer não!

Fugir de tentações precisa se tornar automático para você. E aquela ideia de “Ah, mas todo mundo faz” precisa ser eliminada. O Steve também recomenda a não dar atenção ao “ruído” das opiniões alheias, com toda a razão. Querer manter o foco na matéria que você precisa estudar e dividir a atenção no que fulano ou sicrano está dizendo? Isso seria um milagre se acontecesse…

Aponte o lápis para o alvo (além de usar o apontador). Aponte para o seu alvo, quando você tiver filtrado a sua lista de prioridades, riscado o que está demais e descoberto o que realmente importa para você.

Rate this post